quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Agraphos - As "Outras" Palavras de Jesus Cristo


Existem Palavras de Jesus Fora dos Evangelhos Canônicos?

· Sem dúvida, há palavras de Jesus fora dos Evangelhos canônicos e até mesmo de todo o Novo Testamento, como atestam as seguintes evidências.
· Primeiramente devemos considerar o fato de que os Evangelistas canônicos não tinham a pretensão de expor tudo o que Jesus disse e fez, mas tão somente fizeram uso daquilo que correspondia às suas diferentes perspectivas teológicas, moldadas por sinal com base nas exigências das comunidades destinatárias (cf.Jo.20.30s;21.25;Mc.1.21,22;4.1,2). Portanto, muitas palavras e atos de Jesus, não relatados nos Evangelhos canônicos, ainda nos são desconhecidos.
· Em segundo lugar, há ditos de Jesus no próprio Novo Testamento que não podem ser encontrados nos Evangelhos canônicos (cf.ITs.4.15,16;At.1.5,7,8;At.20.35[1]), portanto são ágrafos de Jesus em relação aos Evangelhos canônicos.
· E em terceiro lugar, como a tradição sobre os ditos e atos de Jesus fora transmitida inicialmente de forma oral e outros Evangelhos e escritos foram confeccionados para transmitir a tradição Jesuína, é de se esperar que haja de fato algo mais sobre Jesus e suas palavras fora dos Evangelhos canônicos. Sobre tal argumento assim se pronunciou Jeremias: “o número das tradições referentes às palavras de Jesus, que corriam de boca em boca no dilatado espaço eclesial, era tão grande que nossos quatro evangelhos não podiam englobar todas.....Deste modo se explica que ao lado dos nossos quatro evangelhos existia desde o princípio uma tradição extra-evangélica tão variada relativa a Jesus”.[2]


Onde Estão os Ágrafos de Jesus? – Fontes da Pesquisa

· Os inumeráveis ágrafos de Jesus estão preservados nas mais diversificadas literaturas cristãs, judaicas e islâmicas, como veremos a seguir, além de se apresentarem como variantes textuais entre os manuscritos do NT.
· No Novo Testamento: como já vimos, existem ágrafos de Jesus no próprio NT, proferidos pelo Jesus terreno (ITs.4.15,16;At.20.35) e pelo Jesus ressuscitado (At.1.5,7,8) e glorificado (At.9.4-6,10-12,15s;IICo.12.9).
· Nas Variantes Textuais dos Mss. dos Evangelhos: há palavras de Jesus em alguns manuscritos do NT que não aparecem em outros mss. dos Evangelhos; como exemplo disso temos os textos variantes de Jo.7.53-8.11;Mc.16.9-20 e Lc.6.5, onde se conta a história do homem que trabalhava no sábado.[3]
· Evangelhos e Escritos Apócrifos: em textos não-canônicos como o EvTomé, EvHeb, EvNaz, AtosPed e outros escritos apócrifos há muitos ditos atribuídos a Jesus.
· Pais da Igreja: uma das fontes mais ricas para o estudo dos ágrafos são, sem dúvida, os escritores cristãos primitivos até o ano 500 d.C.[4] Joaquim Jeremias enumera os seguintes escritores cristãos primitivos que preservam ágrafos de Jesus: Pápias ( por volta de 130 d.C.),IIClem (antes de 150 d.C.),Justino (morto por volta de 165 d.C.), Irineu (morto por volta de 200), Clemente de Alexandria (morto antes de 215), Tertuliano (aproximadamente 160-220), Hipólito (morto em 235), Orígenes (morto por volta de 253-254), Tratado do Pseudo-Cipriano,De duobus montibus (antes de 240), Tratado do Pseudo-Cipriano,De aleatoribus (por volta de 300), Lactâncio (por volta de 300), Alexandre de Alexandria (313-345), Eusébio de Cesaréia (morto em 339), Afraates (escreveu nos anos 337-345), Efrén (por volta de 306-373), Líber graduum (sírio), primeira metade do século IV, Dialogus de recta fide (século IV), Homilias pseudo-clementinas (entre 325 e 381), Simeão da Mesopotâmia (final do século IV), Epifânio da Judéia + (por volta de 315-403), Jerônimo (por volta de 347-420), Dídimo, o cego, de Alexandria (morto por volta de 398), Sócrates (historiador da igreja, morto depois de 439), Vita S.Syncleticae do pseudo-Atnasio (provavelmente do final do século V).
· O Talmude: segundo J.Jeremias há pelo menos duas passagens no talmude que trazem palavras de Jesus, todavia com fins depreciativos. [5]
· Autores Maometanos: há de fato inúmeras palavras atribuídas a Jesus Cristo em escritos do Islã. Estes em parte são ampliações ou modificações dos sinópticos, em parte ficções lendárias.[6]


Prof.Denes Izidro

[1] Não obstante, Vielhauer,op.cit.,pg.645,nota de rodapé nº1073, e Joaquim Jeremias,op.cit.,pg.69, entendem que esse dito foi atribuído a Jesus equivocadamente, pois é um provérbio greco-romano citado por vários autores.
[2] Jeremias,op.cit.,pg.22.
[3] Esse último ágrafo que se origina da tradição manuscrita variante está entre os ágrafos de nosso apêndice.
[4] Cf.Jeremias,op.cit.,pg.47.
[5] Ibid,pg.55s. Jeremias dá valor a uma dessas passagens por nos apresentar uma versão aramaica de Mt.5.17, possivelmente original.
[6] Vd.ibid.,pg.57. Jeremias cita um ágrafo maometano de Jesus: “Disse aos filhos de Israel: - Onde cresce a semente? – No pó da terra – Em verdade vos digo: a sabedoria somente pode crescer no coração que tem chegado a ser como o pó.”.

3 comentários:

Anônimo disse...

É muito agradável saber que além dos Evangelhos já conhecidos por nós existem outros escritos onde se registrou ditos de Jesus. Como vemos temos muito a estudar.
Marlete Peixoto Coelho.

Blog do Vollmer disse...

Amado Prof. Denes (pastor)
Louvo a Deus pela sua vida que Deus o guarde a cada dia em breve estarei na FTCB.

Direito de Família disse...

É um prazer experimentar mais uma vez do conhecimento do senhor professor. Ainda que o nº de apóstolos de Jesus fosse em uma superioridade tal que excedesse em centenas os 12 existentes, eles não conseguiriam testificar tudo o que Jesus fez e disse, menos ainda conseguiriam os homens- dentro de um universo tão divergente- conseguiriam chegar a um consenso abragendo todas as palavras de nosso Mestre e Salvador. Grande abraço, que Deus continue abençoando-o e fique com a graça e a paz de Cristo.